quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Resumo - Weber

Cristina Costa - Sociologia - Introdução à ciência da Sociedade 

A obra de Weber é baseada no entendimento dos fenômenos históricos e sociais e, ao mesmo tempo, na reflexão sobre a metodologia das ciências histórico-sociais.
Sociólogo, economista e político, Weber trabalha os problemas metodológicos com  conhecimento das dificuldades que surgem do trabalho do historiador e do sociólogo, e, sobretudo com a competência destes estudiosos. Weber reivindica contra a “escola histórica” da economia, e a autonomia da ciência, que não poderia se submeter a entidades, como o "espírito do povo".
Para Weber, o "espírito do povo" é um conceito de muitas variáveis de cultura e não de uma origem real de todos os fenômenos culturais de um povo. Entretanto, Weber caracterizava-se pela crítica ao materialismo histórico, onde predominavam as relações entre as formas de produção e de trabalho (a "estrutura") e a outros tipos de manifestações cultural da sociedade (como a “superestrutura"), o que na verdade era uma relação que deveria ser esclarecida de tempos em tempos.
Ação social
O ponto de partida de Weber é a Ação social, o estudo da conduta do ser humano baseado no sentido. É isto que dá sentido a ação social, cria uma conexão entre o motivo e a ação.
Para Weberm não há oposição entre indivíduos em uma sociedade, as regras da sociedade só se tornam sólidas quando impactam em cada indivíduo na forma de motivação. Cada membro social move se por um motivo trazido por uma tradição, interesses racionais ou pela emoção. O motivo representado na ação social permite desvendar seu sentido, portanto cada indivíduo é levado a agir conforme a ação de outros.
A tarefa do cientista.
Weber dizia, que o cientista, como todo indivíduo em ação age guiado por seus motivos, sua cultura e tradição. De qualquer forma, a perspectiva adotada pelo cientista sempre se resulta em uma definição pela metade da realidade. Um mesmo fato, pode ter variáveis políticas, econômicas e até religiosas, quando nenhuma destas pode ser considerada superior, pois fazem parte de um conjunto de aspectos que tornam o fato,  sólido e cientificamente apropriado de uma explicação.
O tipo Ideal
Para explicar os fatos sociais, Weber propôs um método de análise chamado tipo ideal. Por exemplo, na obra As causas sociais do declínio da cultura antiga ele contextualiza o patrício romano do império. Tratando se da composição de uma teoria abstrata, partindo de casos particulares analisados.
Este tipo ideal não é um método perfeito, para ser utilizado para busca de informações sociais históricas. É na verdade, uma forma de análise científica, em uma construção de idéias que permite conceituar fenômenos e identificar as manifestações na realidade e ainda compará-las.
A ética protestante e o espírito do capitalismo
Uma das obras mais importantes de Weber, é A ética protestante e o espírito do capitalismo, onde ele assimila o papel do protestantismo na formação do comportamento capitalista na modernidade.
Alguns dos principais aspectos da análise são, as relações entre a religião e a sociedade, que consiste por meios institucionais, mas por mediação de valores introduzidos nos próprios indivíduos e convertidos em motivos da ação social.
O motivo é esta no consciente dos indivíduos mobilizados, no entanto, as reações das atitudes individuais ultrapassam os objetivos iniciais. O que busca se sair bem profissionalmente, para mostrar seus próprios dons e rejeitando os prazeres materiais.
Cabe ao cientista, segundo Weber, criar conexões entre a motivação dos indivíduos e as reações de sua ação na sociedade. Agindo desta forma, Weber mostra que os últimos valores do catolicismo e protestantismo, desvendam a convergência ao racionalismo econômico que dominará no capitalismo.
Análise histórica e método compreensivo
Weber contribuiu muito para o desenvolvimento da sociologia. No meio de uma já existente filosofia peculiar da Alemanha. O sociólogo alemão não se influenciou pelas tendências da época, como França e Inglaterra.
Sua referência tornou se obrigatória quando fala se de sociologia no mundo. E outros sociólogos utilizaram os conceitos de Weber, como Sombart, um estudioso do capitalismo ocidental. Além disto, Weber desenvolveu estudos sobre a história econômica para buscar leis de desenvolvimento das sociedades.

Carlos Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário