terça-feira, 6 de setembro de 2011

Resumo - Karl Marx

Cristina Costa - Sociologia - Introdução à ciência da Sociedade


A teoria marxista é uma crítica da sociedade capitalista, mas é uma crítica que não se limita a teoria, Marx, aliás, se posiciona contra a separação entre teoria e prática, entre pensamento e realidade, porque essas dimensões são abstrações mentais que, no plano concreto, real, integram uma mesma categoria. Marx produziu obras de filosofia, economia e sociologia, seus trabalhos se refletiram em todo o mundo com os movimentos operários; ele desenvolveu vários conceitos importantes, como alienação, classes sociais, valor, mercadoria, trabalho, mais-valia e modo de produção, algumas de suas indagações a seguir:

Alienação
Marx apresentou que a sociedade representa apenas a sociedade dominante que por sua vez age sobre seu próprio interesse, um exemplo é o estado que representa toda a sociedade como um órgão imparcial, mas dirigida de indivíduos da mesma.

Classes sociais
As classes sociais são representadas por quem têm e quem não têm, nasceram do conceito de propriedade privada,  conceito que se tem em todos os tempos e em todos os níveis sociais.

Capitalismo
O capitalismo vem da exploração do homem através da alienação e expropriação dos meios de produção que gera um rendimento maior para uma instituição que paga por seu trabalho.  

Salário
A força de trabalho se torna uma mercadoria entre o capitalista e operariado, o salário deve garantir a subsistência do trabalhador e da sua família e só.

Mais-valia
A mais-valia seria o valor a mais em cima do custo de produção que o empresário coloca nas suas mercadorias, essa diferença entre o trabalho do empregado e o que ele recebe é chamado mais-valia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário